quarta-feira, 8 de junho de 2011

Eu e a Educação Ambiental

Tenho uma ligação muito especial com a natureza posso dizer fui criado junto ao rio Jacuí na cidade de Cachoeira do Sul, meu avô paterno era marinheiro e transportava produtos de Cachoeira do Sul para Porto Alegre, não tive a oportunidade de conhecê-lo, mas segundo os que conviveram com ele compartilhamos  a mesma paixão por este rio. Meu avô materno ao se aposentar inaugurou o primeiro bar junto a Praia Nova nas margens do Rio Jacuí e durante minha infância o acompanhava em aventuras e pescarias no rio.

Desta convivência junto ao meio ambiente cresci adaptado a fauna e flora do entorno do Rio Jacuí, como todo o menino ribeirinho aprendi a pescar, remar, acampar, caçar e a realizar as atividades normais das comunidades que viviam próximo ao rio e em uma destas aulas que eram ministradas pelos mais experientes um tio foi me ensinar a caçar, primeiramente aprender a segurança e o manejo do armamento, após a se comportar como o caçador discreto e preciso porém atirar realmente não era o meu destino. Fui atirar em uma marreca e o tiro saiu errado, e assim foram sucessivas tentativas e sempre o tiro saia errado, até que finalmente o tiro acertou um pássaro que não sabia identificar, mas acertei o tiro.
Fomos para casa e a noite no jantar quando fui me servir meu tio chamou minha atenção e me disse que o meu jantar estava na panela ao lado e quando fui me servir a minha janta era o pássaro.  Foi uma sensação inesquecível e senado ao meu lado na mesa meu to me ensinou que só devemos matar um animal se ele for servir de alimento e para mim este foi um ato de educação.
Confesso que não como peixe, não como carne de caça então porque simplesmente matar pescar se Ito não é uma necessidade qual o efeito deste ato puro de destruição que poderia ser no mínimo taxado de crime “moral”  ambiental.
Acredito que isto eu tinha aproximadamente 14 anos, desde então continuo minha vida as margens do Rio Jacuí, mas com atitudes de cidadão preocupado não só com a minha, mas com as futuras gerações.
Cresci constituí minha família e sempre mantive o foco na preservação ambiental, participei e  desenvolvi projetos de educação quando cursava o curso de Direito, participei de um Núcleo de Educação Ambiental na escola onde cursei o ensino médio, porém acredito que estes trabalhos desenvolvidos através de palestras e seminários mesmo sendo muito importante não trazia um impacto significativo.
Foi então que com grupo de amigos que compartilhavam o mesmo hobby de praticar canoagem no Rio Jacuí e seus afluentes tive a honra de ser um dos fundadores da Associação Cachoeira de Canoagem e Ecologia entidade que hoje ouso a dizer que é uma das mais importantes entidades de Cachoeira do Sul e região.

A ACCE a qual sou presidente desde sua fundação trabalha com 90 crianças e adolescentes as quais desenvolvem ações esportivas, sociais e de educação ambiental, as aulas são diárias e a educação ambiental se desenvolve a todo o momento de forma prática e interativa com a participação ativa dos alunos que hoje são considerados jovens diferenciados junto a comunidade por atuarem em trilhas, realizarem levantamento de dados para Defesa Civil, atuarem como cidadãos junto a sua comunidade e inclusive terem a oportunidade de serem palestrantes em uma semana acadêmica.
Consegui sem preocupação de estar sendo egocêntrico transformas a vida de dezenas de crianças e adolescentes que hoje são agentes que estão sendo transformadores de sua realidade e de nossa cidade.  Crianças e adolescentes de escolas públicas, moradores ribeirinhos que hoje discutem APP, reserva legal, sustentabilidade e agem de forma a perpetuar a EDUCAÇÂO AMBIENTAL.  

    


  
    



Rústica de Aniversário Lions Clube


O Lions Clube Cachoeira do Fandango esta comemorando 38 anos de serviços prestados a comunidade cachoeirense, no domingo dia 05 de junho foi realizada a Rústica de Aniversário do Clube. Acorrida que aconteceu pelas ruas de Cachoeira do Sul teve 240 inscritos que percorreram a distância de 3 km para as categorias menores e 8 Km para as categorias maiores.

Esportes da Natureza Sábado foi dia de Canoagem na ULBRA

O Curso de Educação Física da ULBRA valorizando a pratica esportiva em sintonia com o meio ambiente propicia a seus alunos a cadeira de ESPORTES DA NATUREZA, e no sábado dia 04 de junho foi o dia dos alunos conhecerem a canoagem.

A ACCE estava presente auxiliando o Professor Fabiano e levando aos acadêmicos sua experiência e conhecimento nesta modalidade esportiva que forma verdadeiros amantes da natureza.

Parabéns a ULBRA por esta iniciativa e aos Professores Fabiano e Zé Luís por oportunizar a ACCE divulgar o seu trabalho e fomentar a prática da canoagem no meio acadêmico.

ACCE - Treinamento em Santa Maria com os Irmãos Ribeiro



Sexta-feira, 03 de junho foi dia de treinamento da ACCE com os Irmãos Ribeiro, acompanhando os atletas Ricardo e Guilherme da ACCE, também conhecidos como "Irmãos de Brum", e com o Júlio e a Marhia Eduarda aproveitamos a oportunidade de aprendermos com quem sabe de canoagem.

Os treinamentos acontecerão no "quintal de casa" dos  Irmãos Ribeiro, a Barragem do DNOS, aproveitando a folga da Seleção Brasileira após os Mundial da Alemanha Gilvan e Givago dedicaram o dia aos alunos da ACCE, com aulas e avaliações de canoagem o dia foi curto o trabalho intenso e os resultados são visíveis.




Seremos eternamente gratos a Família Ribeiro pela dedicação e apoio a ACCE.